quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Paraíba e a Guerra dos Mascates

A Guerra dos Mascates foi uma guerra civil, ocorrida em Pernambuco, no século XVIII, mais propriamente em Olinda, sede do governo pernambucano na época. Ocorreu que houve indignação contra a elevação de Recife à categoria de vila, a pedido da população de Recife, composta por comerciantes portugueses chamados Mascates que aspiravam por uma maior autonomia. Nesta época a economia nordestina entrava em declínio, pois os preços do açúcar estavam baixando no mercado mundial e haviam descoberto as Minas Gerais.
Muitos senhores de engenho deviam dinheiro aos mascates. Em 1707 o povoado de Recife foi elevado a vila, o que provocou revolta em Olinda. Alguns olindenses ocuparam Recife e elegeram um novo governador a seu favor; Olinda ocupou Recife por três meses.

João da Mata, um mascate, adquiriu o apoio do governador da Paraíba, João da Maia Gama, para desforrar-se dos senhores de engenho. Desta forma os mascates aprisionaram o governador pernambucano. Após este fato entrou um novo governador no poder (Félix José Machado de Mendonça), que a princípio foi imparcial, mas que em seguida ficou ao lado dos mascates, os quais saíram vencedores desse conflito.

2 comentários:

Anônimo disse...

A PARAIBA FOI DECISIVA ATE AI..KK..

ENTENDE-SE O APOIO DA PB CONTRA A IMPERIALISTA OLINDA, MAS ISSO FOI PIOR A MAIOR PRAZO PARA AS CAPITANIAS DE ITAMARACA E PB, POIS GEROU UM MONSTRO AINDA PIOR QUE OLINDA..

NOTAR QUE ENQUANTO O NE ORIENTAL TINHA VÁRIOS PÓLOS FORTES, MANTEVE SEU PODERIO, MAS QUANDO RECIFAIL SAIU DESTRUINDO OLINDA, GOIANA E CIA O PESO DA REGIÃO CAIU MUITO..

A PB ACABOU AJUDANDO UM CANCRO QUE IRIA DESTRUIR O NE ORIENTAL INTEIRO AVANÇANDO INCLUSIVE SOBRE SI PROPRIA E CUSTANDO A VIDA DE JOÃO PESSOA QUE GEROU 30, POIS O GROSSO DAQUELE EPISODIO ERAM AS DISPUTAS POLITICAS E ECONOMICAS DOS LITIGIOS NA FRONTEIRA ENTRE A CAPITAL E PRINCESA VIA CONCORRENCIA DESLEAL DO PORTO PERNAMBACA QUE ISENTAVA DE IMPOSTOS OS PRODUTOS DA PB EXPORTADOS POR ALI, TUDO ISSO PRA DESTRUIR A CONCORRENCIA DE QUALQUER PORTO QUE VIESSE A EXISTIR A NORTE DE GEODESIA SUPERIOR E MAIS COMPETITIVA..

JOÃO PESSOA LEVOU A RIXA PRO LADO PESSOAL USANDO DO APARELHO DO ESTADO E JOÃO DANTAS ACHOU MESMO QUE ERA ALGO PESSOAL E NÃO ARMA POLITICA PARA ATINGI-LO A NIVEL BAIXO, POREM JOÃO DANTAS ERA DA PARTE QUE TRAIA A ARRECADAÇÃO DO ESTADO, MAS AO MESMO TEMPO ESTAVA LUTANDO PELOS INTERESSES DO SUDOESTE ESTADUAL..O PROPRIO JOÃO PESSOA QUANDO MORREU ESTAVA NO CAMPO DOS INIMIGOS (EMBORA EM 30 MESMO LA SE VIU GRANDE MOBILIZAÇÃO), QUE JOÃO DANTAS VIA COMO MAIS NEUTRO E MENOS DESFAVORAVEL A SI QUE O HOMELAND AO NORTE..

30 POR SUA VEZ GEROU 32..DUAS DERROTAS DOS PAULIXOS QUE NO TAPETÃO ACABOU VIRANDO VITORIA DELES..VITORIA MAIOR DO QUE SE NÃO TIVESSEM SIDO DERROTADOS DUAS VEZES..

ANTES OS LATIFUNDIARIOS DO CAFE TIVESSEM VENCIDO LA, ASSIM COM 29 ELES IRIAM CAIR DE TODO O JEITO A MAIOR PRAZO SEM DAR TEMPO A BURGUESIA INDUSTRIAL SE ANIMAR..O NE E RS FORAM COM SEDE DEMAIS AO POTE..DEVIAM TER ESPERADO UM POUCO MAIS PARA QUESTIONAR O PODER PAULIXO, MAS AO MESMO TEMPO FOI UMA SITUAÇÃO UNICA PARA TAL..

ALEM DISSO NUM PERIODO POS-JULIO PRESTES OS BASTIDORES NÃO SABEMOS COMO ESTARIA..ATÉ POR QUE A GANG MAÇONICA QUE BARROSO JA ADVERTIA EXISTIR NA VD-DF COM BASE EM SINAGOGAS E CIA SEMPRE TENTOU INVEJAR E GOLPEAR AS REGIÕES MORES ORIGINAIS ANTERIORES DESDE O XIX E CIA..

Anônimo disse...

Nesta época a economia nordestina entrava em declínio, pois os preços do açúcar estavam baixando no mercado mundial e haviam descoberto as Minas Gerais.

REFUTO ESTA PARTE..O PREÇO DO ARROBA CAIU MESMO, OU SEJA, O VALOR PROPORCIONAL, MAS A AREA DE PRODUÇÃO SE AMPLIOU E LIVROS DO SECULO XVIII EVIDENCIA TAL PARA TENTAR COMPENSAR A QUEDA DOS PREÇOS..ALEM DISSO O AÇUCAR NÃO TERIA SE MANTIDO NO TOPO DA BALANÇA COMERCIAL ATE A TERCEIRA DECADA DO XIX OU MAIS DA METADE DO XIX-I SE TIVESSE DECAIDO TANTO ASSIM NO CONTEXTO EXPORTACIONAL ATE POR QUE AQUELAS ILHOTAS DO CARIBE NEM DE LONGE PODIAM COMPETIR COM O NE EM QUANTIDADE E DEPENDIAM ATE DA IMPORTAÇÃO DE COMIDA POIS NÃO TINHAM ESTEPES COM PECUARIA NEM AGRESTES POLICULTORES E ISSO ATE DEFINIU A HISTORIA DA AMERICA DO NORTE EM BOA PARTE, JA QUE TODA A TERRA DESSAS ILHOTAS IAM PARA A EXPORTAÇÃO TIPO ILHAS DE ZONA DA MATA SEM AUTO-SUFICIENCIA PELOS BIOMAS VIZINHOS MAIS APTOS A OUTRAS PRODUÇÕES..ESSE MITO DE VILA RICA TAMBEM FEDE..O AUGE DE VILA RICA SE DEU ENTRE O AUGE DE PRODUÇÃO EM 1740 E O AUGE DE ARRECADAÇÃO EM 1760, PORTANTO EM TORNO DA METADE DO XVIII OU 1750..NO CONJUNTO DO SECULO XVIII PORTANTO O NE EXPORTOU MAIS VISTO QUE A MAIOR PARTE DO OURO ERA CONTRABANDEADA PELO SÃO FRANCISCO E UMA DAS PROVAS É AQUELA IGREJA "FRANCISCANA" CHEIA DE OURO EM SALVADOR..ALEM DO MAIS É UMA RIQUEZA QUE NÃO VOLTA..E ERA OURO QUE A NATUREZA TINHA SEDIMENTADO..NÃO ERA COMO OS DA AMERICA ESPANHOLA COM TECNICAS MAIS ELABORADAS E TAL..E MESMO AS MINAS METALIDEAS DALI FORAM EFEMERAS; POTOSI AINDA PARECE TER O SIDO MAIS, POIS O MEXICO SERVIU COMO UM PANAMA ORIGINAL ENTRE VERACRUZ-MEXICO E ACAPULCO, MAS VOLTANDO..AS BACTERIAS NITROGENADORAS AO CONTRARIO, PERMITIAM QUE O INSUMO PARA AS FABRICAS DE SACAROSE NUNCA ACABASSEM E O SOLO NUNCA ESGOTASSE..FOI ALIAS ISSO QUE PERMITIU A UMA INVESTIGADORA DA EUROPA CENTRAL PERCEBER QUE O CERRADO PODERIA SER SUPERIOR AQUELAS ARVORES RETORCIDAS SEM NUTRIENTES E COM SOLO DESEQUILIBRADO IONICAMENTE..VEJA QUE A CAATINGA MESMO COM SAIS E CIA TAL COMO MENOS SEDIMENTADA E MAIS CRISTALINA CONSEGUE TER UMA VEGETAÇÃO BEM MAIS INTERESSANTE E DENSA QUE NÃO CHEGA A SER UMA MATA ATLANTICA, MAS TAMBEM NÃO É UMA SAVANA ONDE AS ARVORES ATINGEM CERTO PORTE RETORCIDAS MAS NÃO COM DENSIDADE A PONTO DE PODER SE CHAMAR DE FLORESTA..ALIAS QUANDO FUI NOS HIGHLANDS CENTRAIS E CENTRO-OCIDENTAIS CRISTALINOS PERCEBI QUE NÃO APENAS O SOLO BRILHAVA OU O RELEVO ERA BELO NAS ESTRADAS ENTRE CIDADES, MAS TAMBEM A VEGETAÇÃO NATURAL É MUITO MAIS BELA DO QUE EU PENSAVA..E OS NATURAIS DALI ACHAM NORMAL O SOLO BRILHAR E A VEGETAÇÃO BELA POR QUE O PADRÃO DELES É AQUELE; ATE PEGUEI AMOSTRAS DAQUELA ESPECIE DE "VIDRO-PLASTICO" ROCHOSO NATURAL COM CASCAS E CIA BRILHANTES DALI E COLOQUEI NA MINHA MOCHILA, MAS DEPOIS PERCEBI QUE HAVIA PERDIDO PRO MEU AZAR